Santos
Dumont
|
|
|
|
Dumont sofreu alguns pequenos acidentes na tentativa de aprimorar sua máquina de voar, chegando a admitir que, em alguns deles, fora "salvo por milagre".
De seu escritório em Paris, Santos Dumont criava inventos rapidamente do papel para o mundo real.
O inventor brasileiro, que também criou o relógio de pulso, ganhava fama internacional e em 23 de outubro de 1903* Santos Dumont faz seu vôo com o 14 Bis, tornando-se o primeiro homem a voar com uma máquina autopropulsionada e mais pesada que o ar. O Vôo histórico foi em Paris e prolongou-se por 60 metros a uma altura de 2 metros.
Santos Dumont também teve outras máquinas de voar, como o "Demoiselle" (donzela, em francês), que era uma aeronave com motor de 35 HP e estrutura de bambu. O inventor teve a preocupação, inclusive, de tentar proibir o uso de aviões como arma de guerra, o que, como se sabe, não foi aceito. O "Pai da Aviação", como é hoje conhecido, cometeu suicídio em 23 de julho de 1932, na época da revolução Constitucionalista, a qual, foi veementemente contrário, tendo em vista ser ele um pacifista. Santos Dumont terminou sua glória enforcando-se com uma gravata no banheiro de sua residência no Guarujá (SP). Um fim trágico para um homem que, como um pássaro, queria ser livre para voar.
Observação MiniWeb Educação: Podemos considerar o invento de Santos Dumont - o 14 bis - um marco histórico para o século XX, e particularmente para o Brasil.
1903* - O ano correto é 1906 ( há um erro na bibliografia de referência)
Leia mais sobre Santos Dumont. Clique aqui
Bibliografia: