Prof. Eduardo Sakemi
 

A importância do CIEE para o 1º emprego
por: Arlete Embacher

MINIWEB EDUCAÇÃO - O CIEE (Centro de Integração Empresa Escola) em seus 41 anos de existência, tem como principal objetivo encontrar, para os estudantes de ensino médio, técnico e superior uma oportunidade de estágio que os auxilie a colocar em prática tudo o que aprenderam na teoria. Miniweb pergunta: Vocês possuem dados estatísticos de quantos jovens já foram assistidos por esse programa por estado e a quantidade por nível de escolaridade?

EDUARDO SAKEMI - O movimento CIEE no Brasil nasceu em 1964 em São Paulo. A expansão para outros estados foi um trabalho árduo, pois até uns poucos anos atrás, até mesmo uma simples carta levava dias para chegar. Bem, na medida em que os estados iam ganhando uma condição de auto-sustento, São Paulo ia dando uma "autonomia" administrativa.

Hoje o CIEE é composto por 8 unidades autônomas (Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Minas Gerias, Pernambuco e São Paulo que ainda administra os demais estados).
Desde sua fundação, foram concedidas mais de 5,5 milhões de bolsas-auxílio para os estudantes. Hoje o CIEE administra 250 mil estudantes em estágio em todo o Brasil e mantém 250 escritórios em todo o território nacional.

 

 

MINIWEB - O Sr. vem atuando como Gerente de Tecnologia e Sistemas no CIEE ( Centro de Integração Empresa Escola ) há oito anos. O CIEE faz a ligação entre escolas e empresas na obtenção e administração de estágios. Miniweb pergunta: Como é feito esse contato entre a escola e empresas? Quais estagiários são mais solicitados pelas empresas, os de ensino médio, técnico ou superior? Alunos de Instituições particulares ou públicas? Por quê?

EDUARDO SAKEMI - O CIEE mantém duas equipes distintas para atendimento às empresas e às escolas. A equipe que atende às empresas tem como função principal esclarecer dúvidas das empresas quanto às vantagens da concessão de estágios e abrir as oportunidades de estágio. A equipe que atende às escolas tem como função aproximar as escolas das necessidades das empresas, fornecendo dados sobre as demandas das empresas, práticas de mercados e informações sobre os estudantes da instituição com estágios administrados pelo CIEE. O estágio é uma atividade pedagógica e, por lei, está sob a responsabilidade da escola. O CIEE faz a aproximação entre empresas, escolas e estudantes, criando um ambiente de sinergia onde todos ganham. Cerca de 70% das vagas são destinadas aos estudantes de nível superior. O estágio de ensino médio começa a ganhar força. O estágio de estudantes é garantido pela Constituição Federal, que incluiu no Capítulo da Assistência Social as ações relativas à “promoção da integração ao mercado de trabalho”, nelas se enquadrando as atividades dos agentes de integração. Em decorrência do avanço educacional promovido pela CF/1988, foi publicada a nova LDB – Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, a qual indica que a educação escolar deverá vincular-se ao mundo do trabalho e à prática social.
O estágio caracteriza-se por uma atividade educacional, portanto não deveria ter qualquer restrição quanto ao tipo de instituição de ensino, nem muito menos privilegiar classes ou condições sociais. O verdadeiro programa de estágio complementa a formação recebida na escola, e portanto deve ser o mais amplo possível. Infelizmente ainda temos uma tendência de classificar escolas públicas de ensino superior como “melhores” que as particulares e o inverso para as escolas de ensino médio. Tal fato não se comprova e ser admitido em um programa de estágio depende muito mais do próprio estudante, seu comportamento e suas competências do que apenas da instituição de ensino onde estude.

MINIWEB - O Sr. foi o responsável pela implantação do projeto de Educação a Distância do CIEE. Miniweb pergunta: O Sr. poderia nos dizer qual o software utilizado para os cursos? Qual o principal objetivo do Programa de Ensino a Distância do CIEE?

EDUARDO SAKEMI - Um bom programa de educação a distância se faz com uma equipe multidisciplinar muito bem estruturada e foi isso que fizemos aqui no CIEE. A coordenação do nosso programa de Educação a Distância é de responsabilidade da nossa gerente educacional, já a implantação (tecnologia) ficou a cargo da área de Tecnologia, pela qual sou responsável. Utilizamos a plataforma da Micropower chamada MPLS. Os primeiros cursos foram desenvolvidos com tecnologia “Flash”.

Nosso maior desafio foi de iniciar nosso programa com a transposição de conteúdos presenciais nos temas Postura Profissional e Práticas de Seleção. Sendo cursos comportamentais, a simples transcrição para uma apostila não resolveria o assunto com a qualidade que desejávamos. Por este motivo desenvolvemos nossos cursos em Flash, com apoio da empresa RDigital, utilizando técnicas de jogos interativos e simulações. Além do material eletrônico existe um amplo material escrito como suporte ao aprendizado. Ao final, há uma prova de certificação também eletrônica. Para o início do próximo ano pretendemos ter cerca de 10 cursos a distância.

O CIEE mantém O Programa de Desenvolvimento Estudantil que visa justamente complementar os conhecimentos adquiridos na escola. São vários cursos de tecnologia e oficinas de capacitação ministrada por parceiros e profissionais do próprio CIEE. No nosso site, há uma relação de todos os cursos que são gratuitos para todo e qualquer estudante cadastrado no CIEE. Não é necessário que esteja realizando um estágio administrado por nós. Aliás, a intenção é justamente melhorar a capacitação do estudante para que ele consiga uma oportunidade de estágio.

MINIWEB - Para participar dos cursos de treinamento a distância, o sistema só aceita os que tiverem login, ou seja, os jovens cadastrados e escolhidos para estágios. Miniweb pergunta: Existe algum curso a distância do CIEE para jovens que ainda não foram escolhidos para estágio?

EDUARDO SAKEMI - Todos os nossos cursos e oficinas de capacitação estão disponíveis para qualquer estudante, estagiando ou não. O “login” pode ser obtido com um simples cadastramento em nosso site.

MINIWEB - Fale-nos um pouco sobre o PROGRAMA CIEE ADOLESCENTE APRENDIZ. Qual a vantagem para o estudante de ensino fundamental e médio com esse programa?

EDUARDO SAKEMI - O Programa Adolescente Aprendiz é uma ótima opção para os estudantes entre 14 e 18 anos incompletos, que estejam cursando o ensino fundamental ou médio. Contratado por um empresa e inscrito em um programa de aprendizagem, desenvolvido sob orientação da entidade qualificada em formação técnico profissional metódica, o aprendiz recebe, além da prática, aulas teóricas de capacitação que ajudam a completar sua formação.

A Lei 10.097/00 alterou a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), tornando obrigatória às empresas de porte médio e grande a contratação de trabalhadores aprendizes. O programa tem duração máxima de dois anos. Após este período, o Aprendiz deve ser contratado como um CLT normal ou desligado da empresa. Para alunos do ensino fundamental, a carga horária máxima prevista pela Lei é de 6 horas diárias, sendo vedadas a prorrogação e a compensação de jornadas. Para os aprendizes que já tiverem completado o ensino fundamental, o limite previsto poderá ser de até 8 horas diárias. De acordo com a Lei 10.097/00, na jornada, deverão estar computadas as horas destinadas à aprendizagem teórica. Além disso, as férias do aprendiz deverão coincidir com o período das férias escolares do ensino regular. A remuneração prevista é de um salário mínimo/hora.

Para o estudante, além da capacitação e experiência prática o programa dá uma oportunidade de “se apresentar” perante a empresa. Sua efetivação só depende da sua própria dedicação e desempenho. A exemplo dos programas de estágio, as taxas de efetivação prometem ser altas.

MINIWEB - Sr. Eduardo, em agosto de 2005 o Sr. ministrou um mini curso no XII Congresso de Computação & Mercado da Unicamp. No curso foram dadas noções da elaboração de um plano de negócios para projetos de tecnologia. Miniweb pergunta: Com sua experiência em tecnologia e na área de TI, qual a sua mensagem aos internautas da MiniWeb Educação interessados em informática e novas tecnologias?

EDUARDO SAKEMI - O setor de informática continua despontando como um mercado promissor para os futuros profissionais. Além de muitas oportunidades nas empresas, a área permite o trabalho autônomo, que provavelmente será a tendência para os próximos anos. Trabalho e carreira, como conhecemos hoje, têm seus dias contados. Principalmente a área de internet permite um trabalho autônomo com bons ganhos e liberdade de horário. Dentro das empresas, a tecnologia assume cada vez mais um papel estratégico e todas as organizações, qualquer que seja sua área de atuação, dependem cada vez mais da tecnologia. Hoje, a competitividade de uma empresa tem uma grande parcela dependente de bons sistemas de controle, produção e suporte financeiro. A tecnologia se compõe com qualquer outra atividade e abriga profissionais de outras áreas também. Assim, um estudante de pedagogia pode integrar uma equipe que cuida de ensino a distância; um publicitário pode trabalhar com a equipe de Web Design; psicólogos, em sistemas de identificação de potenciais; economistas podem implantar sistemas de ERP e assim por diante.

MINIWEB - O Sr. poderia dar algumas dicas e orientações para os estudantes interessados em arrumar um estágio em empresas conceituadas no mercado? Quais são as chances de alunos de escola pública nesse mercado?

EDUARDO SAKEMI – Eu mesmo vim da escola pública. O que eu sei e o que vejo atuando numa empresa que lida diariamente com a colocação de estudantes em estágio é que a “atitude” do estudante é o que conta. O estudante deve demonstrar que está interessado em crescer, que tem bom conhecimento técnico em sua área e que sabe se comunicar muito bem.


Para saber mais sobre Eduardo Barbosa Sakemi :

Portal Unicamp
http://www.unicamp.br/unicamp/divulgacao/BDNUH/NUH_4682/NUH_4682.html

SISCORP News
http://www.siscorp.com.br/adm/Siscorp_News/Arquivos/segunda_edicao.htm

ITWeb
http://www.siscorp.com.br/adm/Imprensa/Arquivos/itWebCIEE%20AumentaatendimentopelaInternet.htm


Voltar | Sobe |

COMPARTILHE A MINIWEB EDUCAÇÃO COM SEUS AMIGOS
 
   FacebookFacebook     GoogleGoogle  LinkedInLinkedIn   MySpaceMySpace   Orkut   TwitterTwitter