Escritores
 

A Biblioteca Virtual do Estudante Brasileiro

Uma das 23 bibliotecas on-line no Brasil, a Biblioteca Virtual do Estudante foi a pioneira a digitalizar os clássicos e oferecê-los ao público. Recebe cerca de 3.000 visitas por dia e traz obras de autores como Machado de Assis, José de Alencar, Álvarez de Azevedo e outros.

Aldous Huxley

Aldous Huxley foi um personagem interessante. Precursor do que hoje se chama de "intelectual público" (o que se aventura em todas as áreas da criação e da política e se torna referência constante da atenção da mídia) e um dos últimos exemplares do que antigamente se chamava "renaissance man" (pessoa de múltiplos interesses e habilidades, da música ao esporte, das ciências à literatura).

Biblioteca de literatura brasileira e portuguesa

Triste fim de Policarpo Quaresma"Lima Barreto (size 331Kb)Fonte: Biblioteca Virtual do Estudante Brasileiro "Os Sertões"Euclides da Cunha (size 519Kb)Fonte: Biblioteca Virtual do Estudante Brasileiro "Dom Casmurro"Machado de Assis (size 154Kb)

Cadernos de Literatura Brasileira

Com um número dedicado ao poeta pernambucano João Cabral de Melo Neto, o Instituto Moreira Salles lançou em março de 1996 os Cadernos de Literatura Brasileira, publicação semestral que a cada edição trata da vida e da obra de um autor nacional.

Cecília Meireles

A paixão pelos livros e a leitura norteia o caminho da jovem Cecília. Aos 16 anos, ela se diploma professora. A vontade e o fascínio pelo "saber" a conduzem, então, para o estudo de outros idiomas e para o Conservatório Nacional de Música, onde tem aulas de canto e violino. Ainda que "fizesse versos" e compusesse cantigas para os seus brinquedos desde a escola primária, é na adolescência que Cecília Meireles começa a "escrever poesias", segundo sua própria definição. Em 1919, aos 18 anos, ela publica seu primeiro livro de poemas: ESPECTROS, iniciando um período de grande produção.

Clarice Lispector

Clarice nasce em Tchelchenik, na Ucrânia, em 1920. Chega ao Brasil com os pais e as duas irmãs aos dois meses de idade, instalando-se em Recife. A infância é envolta em sérias dificuldades financeiras. A mãe morre quando ela conta 9 anos de idade. A família então se transfere para o Rio de Janeiro, onde Clarice começa a trabalhar como professora particular de português. A relação professor/aluno seria um dos temas preferidos e recorrentes em toda a sua obra - desde o primeiro romance: Perto do Coração Selvagem.

Cronologia - Mario de Andrade

Cronologia de Mário de Andrade. 1893: Nascimento de Mário Raul de Moraes Andrade, no dia 9 de outubro, filho de Carlos Augusto de Moraes Andrade e Maria Luísa Leite Moraes Andrade; na Rua Aurora, 320, em São Paulo.

Escritores Brasileiros

Lista de escritores brasileiros. Clássicos da literatura brasileira de todos os tempos, por genêro e movimento literário. Wikipédia.

>> 1 - 2 - >>

COMPARTILHE A MINIWEB EDUCAÇÃO COM SEUS AMIGOS