Revolução Francesa |
|
|
|
O pensamento contratualista, sobretudo o de Rousseau, via com muitas reservas a existência de elementos (corpos) que intermediassem a relação indivíduo-sociedade. Assim, tudo que pudesse ser associado a partidos ou corporações ¾ palavra que podia significar tanto os remanescentes das antigas corporações de ofício quanto as coalizões de trabalhadores ¾ era visto negativamente.
Quando se estuda a Revolução Francesa, é impossível não ficar impressionado com a flagrante contradição entre suas trilogia mágica - Liberdade, Igualdade, Fraternidade - em nome da qual se fez a Revolução, e os fatos que dela resultaram.
Revolução Francesa é considerada o mais importante acontecimento da história contemporânea. Inspirada pelos ideias iluministas, a sublevação de lema "Liberdade, Igualdade, Fraternidade" eccou em todo mundo, pondo abaixo regimes absolutistas e ascendendo os valores burgueses.
É comum afirmar que a Igreja Católica, imbuída de uma mentalidade obscurantista e autoritária, opôs-se aos ideais de liberdade, igualdade e fraternidade pregados pela Revolução Francesa. Entretanto, um estudo mais aprofundado dos acontecimentos ocorridos na França durante esse conturbado período mostra que a realidade é bem mais complexa do que parece.
>> 1-2- >>