Idade Média
 

Os Intelectuais na Idade Média

Os Intelectuais na Idade Média, Lisboa, Gradiva (col. Construir o Passado, nº3), 1983 (traduzido por Margarida Sérvulo Correia, Les Intelectuels au Moyen Âge, Paris, Seuil). O século XII: Nascimento dos intelectuais Renascimento urbano e nascimento do intelectual no século XII Os oratores, sobretudo os monges, não tinham, antes deste século, o trabalho do espírito como ocupação exclusiva. E este não surgia como um fim em si, mas como um meio, definido pela regra, de servir Deus. O intelectual do século XII é um profissional, com os seus materiais - os antigos -, as suas técnicas - a principal das quais é a imitação dos antigos.

Modelos de Escola na Idade Média

Foi no século IV a.C. que a educação se institucionalizou com a fundação das primeiras Escolas: Isócrates abriu a sua Escola em 393 a.C. e Platão fundou a Academia em 387 a.C.

Rabinos Cientistas na Época Medieval

Lamentavelmente, não tem sido um silogismo as grandes descobertas marítimas dos séculos passados. De fato são pouco divulgados tanto na história comum como através da mídia em geral, os grandes feitos de cientistas judeus - os quais viveram na Espanha e em Portugal na chamada ‘Idade de Ouro’ ,não muito conhecidos por seus escritos científicos. Eng. David Zumerkorn

Reflexões sobre o Estudo da Idade Média

Raúl Cesar Gouveia Fernandes. M. Sc. Letras FFLCHUSP - Prof. Filo sofia FEI

Revista Eletrônica de História Antiga e Medieval

Mirabilia - Revista Eletrônica de História Antiga e Medieval. Journal of Ancient and Medieval History.

 

Special Collections

Idade Média e Temas medievais. Presents about 100 articles on 7 languages by oustanding medievalists of the universities: Autònoma de Barcelona, Autónoma de Madrid, Coimbra, Frankfurt, Freiburg, Monterrrey, Münster, São Paulo, San Pablo, Singapore, Porto etc.( Em português).

TEXTOS DE LITERATURA GALEGA MEDIEVAL

Literatura do Camiño de Santiago: os Milagres de Santiago. A materia de Troia: a Crónica Troiana. A materia de Bretaña: o libro de Tristán. A historiografía afonsina: historia hispánica. Prosa tabeliónica.

>> 1-2-3-4-5- >>

COMPARTILHE A MINIWEB EDUCAÇÃO COM SEUS AMIGOS