Imperialismo |
|
|
|
Para melhor atender aos estudantes que visitam o Museu Imperial, o Setor de Educação Patrimonial oferece a essa clientela dois programas educativos, cada qual destinado a atender faixas etárias específicas.
O Almirante Tamandaré na Campanha Oriental
O assunto deste ensaio é o envolvimento político-militar do Brasil nos anos 1864-1865, ao intervir na guerra civil entre os partidários dos blancos e colorados, na República Oriental do Uruguai. Seu propósito é analisar as ações do Vice-Almirante Barão de Tamandaré e dos diplomatas brasileiros durante o conflito. Essa intervenção militar brasileira no Uruguai foi interpretada por Francisco Solano López, o ditador do Paraguai, como uma agressão aos interesses de seu país e é o estopim da Guerra da Tríplice Aliança contra o Paraguai (1865-1870), o segundo conflito mais sangrento da história das Américas.
O "ouro verde" e a cidade de São Paulo
Na segunda metade do século XVII, o comércio internacional apresentou uma novidade a Europa, que logo seria celebrada por artistas e escritores e tornada moda pela nascente burguesia. E, também, pela aristocracia que se retirava de cena. Era o café, originário da Etiópia, onde era consumido na forma de bebida desde a Antiguidade, que havia atravessado o mar Mediterrâneo para ganhar o mundo nos séculos seguintes.
O Senado Brasileiro e do Mundo
Há milhares de anos, tribos e clãs já possuíam órgãos consultivos formados pelos cidadãos mais antigos ou mais respeitados de suas sociedades. Essas organizações podem ser consideradas o embrião do que hoje chamamos de Senado: uma Casa formada por cidadãos mais experientes.