Grécia Antiga |
|
|
|
Sociedade Brasileira de Estudos Clássicos
De acordo com as finalidades especificadas em seu estatuto, a SBEC divulga pesquisas relacionadas a todos os domínios do saber que estejam vinculadas aos Estudos Clássicos, tais como Língua, Literatura, História, Filosofia, Mitologia, Religião, Sociologia, Antropologia, Arqueologia, Lingüística, Geografia, etc.at
Quem valorizou a descoberta do homem feita pelos sofistas, orientando-a para os valores universais, segundo a via real do pensamento grego, foi Sócrates. Nasceu Sócrates em 470 ou 469 a.C., em Atenas, filho de Sofrônico, escultor, e de Fenáreta, parteira. Aprendeu a arte paterna, mas dedicou-se inteiramente à meditação e ao ensino filosófico, sem recompensa alguma, não obstante sua pobreza. Desempenhou alguns cargos políticos e foi sempre modelo irrepreensível de bom cidadão. Combateu a Potidéia, onde salvou a vida de Alcebíades e em Delium, onde carregou aos ombros a Xenofonte, gravemente ferido. Formou a sua instrução sobretudo através da reflexão pessoal, na moldura da alta cultura ateniense da época, em contato com o que de mais ilustre houve na cidade de Péricles.
Tales
de Mileto foi o primeiro matemático grego, nascido por volta
do ano 640 e falecido em 550 a.c., em Mileto, cidade da Ásia
Menor, descendente de uma família oriunda da Fenícia
ou Beócia.Tales foi incluído entre os sete sábios
da antiguidade. Estrangeiro rico e respeitável, o famoso
Tales durante a sua estadia no Egipto estudou Astronomia e Geometria.
Meio homem, meio lenda, Tales teve uma ascendência histórica obscura. Hábil comerciante, filósofo e matemático, sua obra está na transformação da geometria: de um aglomerado de noções esparsas, em um sistema lógico e coerente.
HISTÓRIA 1) Considere as seguintes afirmações sobre a história das civilizações grega e romana. I - A unificação da Grécia deu-se no gorverno de Péricles, que submeteu todas as cidades-estados gregas à hegemonia ateniense. II - A sociedade.