As Cruzadas |
|
|
|
Desde os finais do século XI até os finais do século XIII organizam-se e se verificam na Europa ocidental grandes expedições religioso-militares contra o Islã destinadas, inicialmente, a retirar de sob o poder dos muçulmanos o Santo Sepulcro, ou seja: a cidade de Jerusalém. Estas expedições denominam-se “Cruzadas” porque seus participantes levavam a Cruz”.
The Crusades were expeditions undertaken, in fulfilment of a solemn vow, to deliver the Holy Places from Mohammedan tyranny. The origin of the word may be traced to the cross made of cloth and worn as a badge on the outer garment of those who took part in these enterprises . ( Em Inglês)
FORAM AS CRUZADAS FRUTO DE UM SIMPLES INTERESSE MATERIAL?
O ensino moderno, influenciado por idéias marxistas, tende a considerar que as Cruzadas foram movimentos expansionistas da Cristandade motivadas puramente por interesses territoriais e econômicos. O artigo a seguir é de um famoso historiador espanhol, Dr. Cézar Vidal Manzanares, que apesar de ser protestante, e por isto mesmo insuspeito, tem uma visão bem clara a respeito do que realmente foram as cruzadas.
De 1096 a 1270, expedições foram formadas sob o comando da Igreja, a fim de recuperar Jerusalém (que se encontrava sob domínio dos turcos seldjúcidas) e reunificar o mundo cristão, dividido com a Cisma do Oriente. Essas expedições ficaram conhecidas como Cruzadas.
Introduction to the Medieval World
Introduction to the Medieval World . Paul Halsall
>> 1-2- >>