China - Japão |
|
|
|
Le lecteur du Tour du Monde se souvient que, en 1866-1868, une commission française explora le bassin du Mé-Kong, fleuve qui, sorti des montagnes du Tibet, coule à travers la Chine centrale et la presqu'île indo-chinoise et se, jette dans la mer de Chine, après avoir arrosé le Cambodge et la Cochinchine française'[1].
Japão: de suas origens à restauração Meiji
Para muitos, é nebulosa qualquer coisa que se refira a História do Japão nos períodos anteriores à chamada Era Meiji, quando de fato o país adentrou no cenário internacional, com o final do Shogunato e a restauração do poder Imperial. Justamente por isso, é sobre estes períodos da História Nipônica que se refere o texto.
Num domínio essencial, a China e o Japão distinguem-se do resto do Mundo, incapaz de nele os seguir e até de compreendê-los: trata-se da escrita e do valor supremo que estes dois povos lhe concedem. Não temos palavras para o exprimir, e aquilo a que chamamos “caligrafia” não é mais do que uma grosseira aproximação.
Oriente - A China | Biografias e bibliografia
Os portugueses e o oriente.
Oriente - O que é a filosofia chinesa?
Existe — ou existiu — filosofia na China? A pergunta, aparentemente tola, guarda uma profunda relação com o problema da aceitação do pensamento oriental pelo Ocidente. Filosofia, religião, superstição — em que categoria poderíamos enquadrar o pensamento chinês, em suas múltiplas manifestações? E será, também, que estas categorias são apropriadas para avaliá-lo? Leia o artigo.
Oriente - As civilizações do extremo oriente: China e Japão
Arquivo em PDF