GRÉCIA
|
|
Título |
Uma
viagem pelo mundo helênico |
Autoras |
Patrícia
Raffaini
Adriana Ramazzina |
Séries |
7ª
e 8ª séries do Ensino
Fundamental |
Tempo
sugerido |
Duas
aulas |
Recursos
didáticos |
mapa do Mundo
Antigo;
mapa
político atual da Grécia;
iconografia mostrando os atletas do
mundo antigo. |
Objetivos |
refletir sobre a importância
da cultura helênica na formação
da civilização ocidental;
diferenciar o conceito de cidadania
para os gregos antigos e para nossa
sociedade;
perceber as diferenças e as
semelhanças entre os jogos
olímpicos na antigüidade
e na atualidade. |
Introdução |
Quando
a Grécia Antiga é abordada
nas aulas de História, os alunos
tendem a imaginar que trata-se de
um país exatamente igual ao
que hoje se vê nos mapas políticos
da Europa. No entanto, o mundo helênico
foi algo muito diferente. As Olimpíadas
podem servir de mote para o desenvolvimento
de aulas que mostrem toda a extensão
do que foi esse mundo e essa cultura
que tantos ensinamentos deixaram no
campo da política, das artes
e das ciências para toda a civilização
ocidental. Vai ser interessante também
para os alunos saber como os cidadãos
se organizavam e de que forma eles
competiam nos jogos pan-helênicos. |
Atividades |
Primeira aula
As
cidades-estados - Leve
para sala os dois mapas: o da
Grécia Antiga e o da atual.
Mostre aos alunos a diferença
entre o país de hoje e
a extensão que o mundo
grego ocupava na Antigüidade,
principalmente entre os séculos
VIII ao VI a. C. Nessa época,
diversas cidades-estados gregas
fundaram outras cidades-estados
pela costa do Mar Mediterrâneo,
transformando com isso toda a
história e a cultura da
região. Explique aos alunos
que essas cidades eram fundadas
a partir de núcleos gregos
e que apesar de manter relações
comerciais com suas cidades-mães,
elas tinham autonomia, como é
o caso de Massília, atual
Marselha. Mas
existiam também colônias,
que por sua vez fundaram outras
colônias, como é
o caso de Ácragas . Elas
se espalharam desde a Turquia
- passando pelo norte da África,
pela Sicília e pela França
- até chegar à Espanha,
no extremo oposto do Mediterrâneo,
onde encontrava-se Rode , atual
Ampúrias.
A
cidadania grega - Explique
para a classe que os gregos possuíam
um conceito de cidadania bastante
diferente do que temos hoje. Para
eles, era considerado cidadão
quem tinha origem grega e acreditava
nos deuses de sua cultura. Dos
Jogos Pan-Helênicos participavam
somente os cidadãos.
Os
jogos pan-helênicos
- Esses jogos tinham uma função
religiosa, pois eram realizados
em homenagem a um determinado
deus. As competições
realizadas em Olímpia eram
um culto a Zeus. Já os
jogos Panathenaicos eram organizados
em Atenas, dedicados à
deusa da sabedoria, que deu nome
à cidade. A essas competições
vinham atletas de todo o Mundo
Helênico, considerados heróis
em suas cidades. Ao vencer alguma
modalidade, eles tinham enorme
reconhecimento pelos seus concidadãos.
O aspecto religioso pode ser identificado
também pela espécie
de liturgia que acontecia durante
a realização dos
embates. O ritual de acendimento
da tocha, por exemplo, era um
deles. As sacerdotisas do templo
de Hera faziam com que a luz solar,
refletida em um grande recipiente
de bronze, muito polido, acendesse
a pira olímpica. Dessa
forma, acreditava-se que era o
próprio deus do fogo, Hélios,
o responsável pela combustão.
Ainda hoje essa cerimônia
é replicada antes de a
tocha sair de Olímpia rumo
à cidade sede das Olimpíadas.
Veja as fotos e assista ao vídeo
da cerimônia realizada em
25 de março.
Os Jogos tinham tal importância
no Mundo Helênico que durante
seu desenrolar havia uma trégua
nas guerras entre as cidades-estados.
Sugestões
de trabalhos
- O professor pode indicar aos
alunos alguns temas para a pesquisa
em grupo como: quais eram os direitos
e os deveres do cidadão
grego e como eles exercitavam
a democracia? Quais eram os limites
dessa cidadania? Estavam todos
incluídos? Peça
um quadro comparativo com os direitos
e deveres do cidadão no
Brasil de hoje.
- Outro trabalho em grupo que
pode ser interessante é
sobre os próprios jogos
olímpicos. Sugira uma pesquisa
sobre as modalidades praticadas
naquela época, como o dromo
e o pentatlo, a maneira como os
atletas se vestiam e a importância
do corpo para os gregos. O que
era o corpo ideal para eles? O
que significava ter um corpo perfeito?
Peça a eles que apresentem
o resultado da pesquisa em forma
de painel.
- Os grupos podem ainda confeccionar
um mapa onde aparecem as principais
cidades-estados por todo o Mar
Mediterrâneo. Peça
que os alunos comparem esse mapa
com o atual mapa político
da região, apontando todas
as cidades que foram fundadas
pelos gregos.
Segunda Aula
Na segunda aula, reuna os alunos
em pequenos grupos. Distribua
cópias de imagens (você
pode encontrá-las nos sites
indicados abaixo) de pinturas
em cerâmica que retratam
cenas esportivas. Peça
aos alunos que realizem a leitura
delas: que informações
trazem? Por que os atletas aparecem
nus? As mulheres são personagens
dessas pinturas? Em que situação?
Quais eram as modalidades existentes
na época? Qual a importância
dos jogos olímpicos na
construção dos mitos
gregos? Mostre aos alunos que
os arqueólogos e os historiadores
utilizam diversos artefatos de
cerâmica com suas deslumbrantes
cenas retratadas para compreender
melhor um determinado período,
cruzando muitas vezes informações
escritas com as iconográficas.
Sugestão
de trabalhos
Solicite aos alunos que realizem
uma pesquisa para esclarecer as
dúvidas que foram levantadas
nesse primeiro momento. O resultado
do estudo pode se tornar um mural
com informações
sobre os Jogos Olímpicos
na Antigüidade.
|
Quer
saber mais? |
Internet
Acesse
o site oficial das Olimpíadas
de 2004
Conheça detalhes dos Jogos
Olímpicos da Grécia
Antiga (em inglês)
Veja algumas imagens (ilustrações,
esculturas, vasos e pinturas) produzidas
na Grécia Antiga
Saiba qual era o esporte favorito
dos meninos na Grécia Antiga
Leia informações históricas
e atuais sobre o país no
site da Embaixada
da Grécia no Brasil
Leia um artigo sobre ideário
olímpico e espírito
Educativo
Bibliografia
Acreditavam
os gregos em seus mitos,
Paul Veyne, 160 págs., Ed.
Brasiliense, tel. (11) 6198-1488,
50,83 reais
Como seria sua vida da Grécia
Antiga?, Fiona MacDonald,
48 págs., Ed. Scipione, tel.
(11) 3241-2255, 22,50 reais
Cultura popular na antiguidade
clássica, Pedro
Paulo Abreu Funari, 80 págs.,
Ed. Contexto, tel. (11)3832-5838,
16,90 reais
Dicionário de Mitologia
Grega e Romana, Pierre
Grimal, 554 págs. Ed. Bertrand-Brasil,
tel. (21) 32632082, 110 reais
Grécia. A vida cotidiana
na cidade-Estado, Col.
História Geral em Documentos,
Maria Teresa Van Acker, 80 págs.,
Ed. Atual, tel. (11) 3611-3344,
só para consulta
Nascer, viver e morrer na
Grécia Antiga, Maria
Beatriz Borba Florenzano, 96 págs.,
Ed. Atual, só para consulta
Os Jogos Olímpicos
na Grécia Antiga,
Lauret Godoy, 132 págs.,
Ed. Nova Alexandria, tel. (11)5571-5637,
33 reais
Filmografia
A
Odisséia (The Odissey,
EUA, 1997), direção:
Andrei Konchalovsky
Tróia (Troy,
EUA, 2004), direção:
Wolfgang Petersen. Estréia
prometida para maio de 2004
Abertura olímpiadas - Hino
da Grécia
|
|
|
|
|
|
|
|