Grécia

 
GRÉCIA
Título
Uma viagem pelo mundo helênico
Autoras
Patrícia Raffaini
Adriana Ramazzina
Séries
7ª e 8ª séries do Ensino Fundamental
Tempo sugerido
Duas aulas
Recursos didáticos
mapa do Mundo Antigo;
mapa político atual da Grécia;
iconografia mostrando os atletas do mundo antigo.
Objetivos
refletir sobre a importância da cultura helênica na formação da civilização ocidental;
diferenciar o conceito de cidadania para os gregos antigos e para nossa sociedade;
perceber as diferenças e as semelhanças entre os jogos olímpicos na antigüidade e na atualidade.
Introdução
Quando a Grécia Antiga é abordada nas aulas de História, os alunos tendem a imaginar que trata-se de um país exatamente igual ao que hoje se vê nos mapas políticos da Europa. No entanto, o mundo helênico foi algo muito diferente. As Olimpíadas podem servir de mote para o desenvolvimento de aulas que mostrem toda a extensão do que foi esse mundo e essa cultura que tantos ensinamentos deixaram no campo da política, das artes e das ciências para toda a civilização ocidental. Vai ser interessante também para os alunos saber como os cidadãos se organizavam e de que forma eles competiam nos jogos pan-helênicos.
Atividades

Primeira aula

As cidades-estados - Leve para sala os dois mapas: o da Grécia Antiga e o da atual. Mostre aos alunos a diferença entre o país de hoje e a extensão que o mundo grego ocupava na Antigüidade, principalmente entre os séculos VIII ao VI a. C. Nessa época, diversas cidades-estados gregas fundaram outras cidades-estados pela costa do Mar Mediterrâneo, transformando com isso toda a história e a cultura da região. Explique aos alunos que essas cidades eram fundadas a partir de núcleos gregos e que apesar de manter relações comerciais com suas cidades-mães, elas tinham autonomia, como é o caso de Massília, atual Marselha. Mas existiam também colônias, que por sua vez fundaram outras colônias, como é o caso de Ácragas . Elas se espalharam desde a Turquia - passando pelo norte da África, pela Sicília e pela França - até chegar à Espanha, no extremo oposto do Mediterrâneo, onde encontrava-se Rode , atual Ampúrias.

A cidadania grega - Explique para a classe que os gregos possuíam um conceito de cidadania bastante diferente do que temos hoje. Para eles, era considerado cidadão quem tinha origem grega e acreditava nos deuses de sua cultura. Dos Jogos Pan-Helênicos participavam somente os cidadãos.

Os jogos pan-helênicos - Esses jogos tinham uma função religiosa, pois eram realizados em homenagem a um determinado deus. As competições realizadas em Olímpia eram um culto a Zeus. Já os jogos Panathenaicos eram organizados em Atenas, dedicados à deusa da sabedoria, que deu nome à cidade. A essas competições vinham atletas de todo o Mundo Helênico, considerados heróis em suas cidades. Ao vencer alguma modalidade, eles tinham enorme reconhecimento pelos seus concidadãos. O aspecto religioso pode ser identificado também pela espécie de liturgia que acontecia durante a realização dos embates. O ritual de acendimento da tocha, por exemplo, era um deles. As sacerdotisas do templo de Hera faziam com que a luz solar, refletida em um grande recipiente de bronze, muito polido, acendesse a pira olímpica. Dessa forma, acreditava-se que era o próprio deus do fogo, Hélios, o responsável pela combustão. Ainda hoje essa cerimônia é replicada antes de a tocha sair de Olímpia rumo à cidade sede das Olimpíadas. Veja as fotos e assista ao vídeo da cerimônia realizada em 25 de março.
Os Jogos tinham tal importância no Mundo Helênico que durante seu desenrolar havia uma trégua nas guerras entre as cidades-estados.

Sugestões de trabalhos

- O professor pode indicar aos alunos alguns temas para a pesquisa em grupo como: quais eram os direitos e os deveres do cidadão grego e como eles exercitavam a democracia? Quais eram os limites dessa cidadania? Estavam todos incluídos? Peça um quadro comparativo com os direitos e deveres do cidadão no Brasil de hoje.

- Outro trabalho em grupo que pode ser interessante é sobre os próprios jogos olímpicos. Sugira uma pesquisa sobre as modalidades praticadas naquela época, como o dromo e o pentatlo, a maneira como os atletas se vestiam e a importância do corpo para os gregos. O que era o corpo ideal para eles? O que significava ter um corpo perfeito? Peça a eles que apresentem o resultado da pesquisa em forma de painel.

- Os grupos podem ainda confeccionar um mapa onde aparecem as principais cidades-estados por todo o Mar Mediterrâneo. Peça que os alunos comparem esse mapa com o atual mapa político da região, apontando todas as cidades que foram fundadas pelos gregos.

Segunda Aula

Na segunda aula, reuna os alunos em pequenos grupos. Distribua cópias de imagens (você pode encontrá-las nos sites indicados abaixo) de pinturas em cerâmica que retratam cenas esportivas. Peça aos alunos que realizem a leitura delas: que informações trazem? Por que os atletas aparecem nus? As mulheres são personagens dessas pinturas? Em que situação? Quais eram as modalidades existentes na época? Qual a importância dos jogos olímpicos na construção dos mitos gregos? Mostre aos alunos que os arqueólogos e os historiadores utilizam diversos artefatos de cerâmica com suas deslumbrantes cenas retratadas para compreender melhor um determinado período, cruzando muitas vezes informações escritas com as iconográficas.

Sugestão de trabalhos

Solicite aos alunos que realizem uma pesquisa para esclarecer as dúvidas que foram levantadas nesse primeiro momento. O resultado do estudo pode se tornar um mural com informações sobre os Jogos Olímpicos na Antigüidade.

Quer saber mais?

Internet

 

Acesse o site oficial das Olimpíadas de 2004

Conheça detalhes dos Jogos Olímpicos da Grécia Antiga (em inglês)

Veja algumas imagens (ilustrações, esculturas, vasos e pinturas) produzidas na Grécia Antiga

Saiba qual era o esporte favorito dos meninos na Grécia Antiga

Leia informações históricas e atuais sobre o país no site da Embaixada da Grécia no Brasil

Leia um artigo sobre ideário olímpico e espírito Educativo

 

Bibliografia

 

Acreditavam os gregos em seus mitos, Paul Veyne, 160 págs., Ed. Brasiliense, tel. (11) 6198-1488, 50,83 reais

Como seria sua vida da Grécia Antiga?, Fiona MacDonald, 48 págs., Ed. Scipione, tel. (11) 3241-2255, 22,50 reais

Cultura popular na antiguidade clássica, Pedro Paulo Abreu Funari, 80 págs., Ed. Contexto, tel. (11)3832-5838, 16,90 reais

Dicionário de Mitologia Grega e Romana, Pierre Grimal, 554 págs. Ed. Bertrand-Brasil, tel. (21) 32632082, 110 reais

Grécia. A vida cotidiana na cidade-Estado, Col. História Geral em Documentos, Maria Teresa Van Acker, 80 págs., Ed. Atual, tel. (11) 3611-3344, só para consulta

Nascer, viver e morrer na Grécia Antiga, Maria Beatriz Borba Florenzano, 96 págs., Ed. Atual, só para consulta

Os Jogos Olímpicos na Grécia Antiga, Lauret Godoy, 132 págs., Ed. Nova Alexandria, tel. (11)5571-5637, 33 reais

 

Filmografia

A Odisséia (The Odissey, EUA, 1997), direção: Andrei Konchalovsky

Tróia (Troy, EUA, 2004), direção: Wolfgang Petersen. Estréia prometida para maio de 2004

< AutoStart=false>


Abertura olímpiadas - Hino da Grécia

Clique aqui para imprimir esta página

 

Subir


Google
Web www.miniweb.com.br


http://www.miniweb.com.br