A Igreja
 

A Igreja de Roma e o Movimento "Herético" dos Cátaros

Durante a imersão da Europa, pelo colápso cultural da Civilização Greco-Romana, na estagnação intelecutal e sedimentação do poder feudal na Idade Média, apesar dos rígidos padrões de controle do pensamento e da reflexão pela estrutura eclesiástica, surgiram vozes que se levantavam contra o abuso e a arrogância do poder da Religião de Roma, vestígio do intento de Constantino de transformá-la no braço espiritual do Império. Ainda haviam pontos isolados de luzes e de pensamento, que, como centelhas dispersas, vez por outra se juntavam.

A Inquisição

Mesmo antes de oficializada a Inquisição, a mesma já se fazia presente em pleno tumulto da Idade Média, para Oeste através da Europa marchavam os chamados “demônios da heresia” arrebanhando adeptos e, segundo a Igreja Romana perturbando a Ordem. Mas...muitos desses heréticos eram simples clérigos e bem-intencionados que desejavam reformar o que consideravam excessivo dentro da Igreja, desejam a volta à piedade humilde de Jesus e seus discípulos, enquanto o Vaticano cercado de uma Pompa Imperial, tamanho poder político e “poder espiritual” gastava energia envolvendo-se em intrigas da corte.

A vida num Mosteiro Medieval

Nos mosteiros beneditinos de toda a Europa medieval, os monges eram arrancados ao minguado conforto dos seus colchões de palha e ásperos cobertores pelos sineiros, que os despertavam às 2 horas da madrugada. Momentos depois, dirigiam-se apressadamente, ao longo dos frios corredores de pedra, para o primeiro dos seis serviços diários na enorme igreja (havia uma em cada mosteiro), cujo altar, esplendoroso na sua ornamentação de ouro e prata, resplandecia à luz de centenas de velas.

 

A religiosidade na Idade Média

Nos dias de hoje, a Idade Média exerce também uma fascinação irrecusável sobre a imaginação do grande público, conforme testemunham a crescente quantidade de publicações de textos literários medievais e o fato de que recriações das narrativas sobre o rei Artur, o Santo Graal ou o mago Merlin sejam atualmente responsáveis por alguns best-sellers nas livrarias e por gordas bilheterias nos cinemas: é o sucesso da Idade Média na sociedade de consumo.

As virtudes cristãs como escudo ético contra a tirania monárquica medieval

Um dos aspectos mais notáveis dos pensadores políticos medievais era a sua constante preocupação com a ética na política. Até o advento de Maquiavel, os intelectuais que se aventuraram a pensar a coisa pública tinham a noção de bem e de virtude como formas conceituais ideais tanto para provocar um sentimento de realização pessoal naquele agente — no caso o governante — quanto o conseqüente benefício que isso resultaria para a sua sociedade. Infelizmente, a partir de Maquiavel — e parece que até nossos dias.

Cristianismo

Igreja Católica. Cristianismo no Império Romano.

Heresia e a Santa Inquisição

Em fins do século XVIII, a Igreja Católica sentiu-se ameaçada por uma série de críticas feitas aos dogmas sobre os quais se apoiava a Doutrina Cristã. Essas críticas e dúvidas sobre a verdade absoluta da mensagem da Igreja aumentaram, e os indivíduos que partilhavam dessas idéias contestadoras da doutrina oficial do catolicismo eram chamados de hereges.

Inquisição - Poder e política em nome de Deus

A Inquisição é tema que não se esgota. Instituída em 1232 pelo papa Gregório IX ela vigorou até 1859, quando o papado extinguiu definitivamente o Tribunal do Santo Ofício. Portanto, funcionou durante longos seis séculos. Devido a esta complexidade é que se optou por explorar o campo do confisco dos bens dentro do Tribunal do Santo Ofício, instituição que tão bem se utilizou do poder para manter-se viva no seio da sociedade durante um longo período histórico.

>> 1-2- >>

COMPARTILHE A MINIWEB EDUCAÇÃO COM SEUS AMIGOS