Absolutismo
 

Machiavel

A Participação popular nos Discursos de Machiavel. Dissertação que problematiza o tema da participação popular a partir do republicanismo de Maquiavel, pautando-se, mais especificamente, em sua obra Discursos sobre a primeira década de Tito Lívio. Ao analisar a história da república romana, o florentino reconheceu nela o seu paradigma republicano.

O absolutismo e a reforma religiosa

Durante a Idade Moderna, a base do poder absoluto do rei foi formada pelas duas classes sociais de elite --a nobreza e a burguesia-- e pela igreja. No entanto, neste mesmo período, percebemos grandes transformações na organização religiosa do cristianismo, com o movimento reformista e a formação de novas doutrinas, iniciados por Lutero. (Artigo da Folha de São Paulo)

O jeito inglês de contar a história

Os ingleses, às vezes, designam e relatam os acontecimentos de sua própria história, de forma absolutamente insólita. Veja-se, por exemplo, o caso da “Gloriosa Revolução”, de 1689: segundo a história oficial britânica, no dia 5 de novembro de 1688, o comandante holandês, Guilherme de Orange, desembarcou em Torbay, em Devonshire, na Inglaterra, comandando uma frota de 500 navios e um exército de 20 mil soldados, preparados há muito tempo, para invadir e conquistar a Inglaterra, e derrotar as tropas do seu Rei James II, aliado de Luiz XIV da França, o inimigo numero um da Holanda.

O Príncipe

O Príncipe - Nicolau Maquiavel . Livbro de domínio público.

Oliver Cromwell

A exemplo de tantas outras figuras históricas de grande relevo, Oliver Cromwell (1595-1658) tem sido objecto de intensa controvérsia ao longo dos séculos, não só entre historiadores e académicos como no seio da própria população inglesa. Devido aos inúmeros êxitos militares alcançados e à posição cimeira de Lord Protector, Cromwell tornou-se num símbolo poderoso tanto dos anseios de parte significativa da população inglesa seiscentista como de um conjunto de projectos e comportamentos merecedores de total repúdio por outra parte não menos relevante dessa sociedade.

 

 

Thomas Hobbes

Thomas Hobbes nasceu em Westport, em 1588. Filho de clérigo, Hobbes, em 1608, sai da Universidade de Oxford e se torna preceptor do filho de Lord Cavendish. Durante toda sua vida, ele será o amigo devotado dos Stuarts.

Thomas Hobbes e o pensamento político

Hobbes quis fundar a sua filosofia política sobre uma construção racional da sociedade, que permitisse explicar o poder absoluto dos soberanos.

Thomas Hobbes

O pensamento de Hobbes se coloca em evidência na história da filosofia como uma teoria de caráter profundamente racionalista. Devedor das idéias de seu tempo, ele constrói uma teoria que traz consigo aspectos marcantes de sua época tais como o racionalismo, um forte apego à geometria, ao método dedutivo, à física de Galileu etc. Em sua obra, podemos notar também a presença dos ideais filosóficos políticos que surgem no bojo do período moderno, tais como o pensamento elaborado pelo francês Jean Bodin, o inglês Tomas Morus, Hugo Grócio, Maquiavel, entre outros, que já no século XVI, surgiam com grande apelo.

>> 1-2- >>

COMPARTILHE A MINIWEB EDUCAÇÃO COM SEUS AMIGOS