Tartarugas

- Não deve ser confundido como doenças, a constante eliminação de escamas da carapaça e pele das tartarugas;

- Animais carregam com si várias espécies de bactérias e microorganismos, nunca beije sua tartaruga;

- Pode-se por para a decoração uma daquelas "fotos de fundo" que se prega atrás do aquário, estas são bonitas e tem uma grande diversidade. As mais recomendadas pela beleza são as fotos de algas e plantas aquáticas, essas combinam com o aquaterrário;

- A troca total da água do aquário depende do tamanho do filtro, mas é recomendada uma troca parcial, uma vez por semana pelo menos;

- Mantenha sempre um termómetro para você ter um controle da temperatura que deve ser de 20 a 30ºC.

A Água

É recomendável por água filtrada, mas se o lago ou aquaterrário for muito grande você levará horas para enche-lo, por isso existem produtos que transforma a água de torneira em totalmente apta para o uso dos répteis. Existem pessoas que não tratam dessas águas e suas tartarugas fisicamente não têm danos, mas eu não recomendo esta prática.

Às vezes há necessidade de um sistema de filtragem para as condições adequadas da água:

FILTROS: Deve-se comprar de preferência modelos de filtro externo e com uma grande capacidade de filtragem, mas o tamanho do aquaterrário influencia também. Hoje em dia são encontrados modelos de filtros para o uso em lagos, existem estes com efeitos decorativos em forma de cachoeiras e etc. Para uma melhor filtragem é recomendada à troca dos elementos de filtragem. Pode também fazer diariamente trocas periódicas de água do aquaterrário.

Se você não quiser gastar dinheiro com filtros e quiser sua tartaruguinha com uma saúde perfeita tente fazer uma troca parcial da água diariamente. Quando você sentir a água turva ou está dando lodo faça uma limpeza geral, limpando as pedras e o que haver dentro do aquaterrário. Neste caso deixe as tartaruguinhas em um outro recipiente até a finalização da limpeza e montagem. Mantenha a temperatura da água em 25ºC, que é o ideal. Sob essa temperatura as tartaruguinhas se alimentarão normalmente.

Mantenha sempre um termômetro para você ter um controle da temperatura. A água dos aquaterrários deve ser cuidada da melhor forma possível.

A troca total da água do aquário depende do filtro, mas é recomendada uma vez por semana pelo menos. Sempre lembre que uma tartaruguinha feliz é uma tartaruguinha saudável. A água pode ser tratada com produtos, que podem ser encontrados em lojas de animais.

Alimentação

Procure oferecer rações para répteis balanceadas, para suas tartaruguinhas terem uma alimentação saudável.

Na natureza, as tartarugas comem de tudo, pode-se dar frutas e vegetais (não dê alface, pois pode soltar o intestino), pode-se dar também pequenos peixes, como piabinhas, filhotinhos de lambari, mato-grosso, são peixinhos que ela poderá comer, entre outros. Porém, lembre-se de que assim como nós, as tartarugas precisam variar de dieta, não deixe de dar rações bem balanceadas, pois estas são essenciais para o bom desenvolvimento de sua tartaruguinha.

Doenças

As tartarugas bem alimentadas e criadas com os devidos cuidados, raramente ficarão doentes. No entanto é bom saber sobre doenças, para evita-las mais tarde. Veja as doenças mais comuns:

Doença
Causa
Sintomas
Tratamento
Precauções
Fungos Falta dos raios solares e de cálcio. Pequenos tufos brancos. Esse problema pode ser resolvido com aplicação de algum fungicida especial para répteis e banhos diários de sol. Há diferentes caminhos de tratamento, por isso procure um veterinário.
Falta de apetite Temperatura ambiental incorreta e abuso de tratamento. Falta de apetite. Deixe sempre a temperatura ambiental entre 20 a 30ºC, alimente suas tartarugas com comidas industrializadas que sejam balanceadas e não abuse na comida. Se a temperatura estiver incorreta sua tartaruga hibernará, assim ela para de se movimentar o que faz então ela sentir falta de apetite. Ponha um termômetro para medir a temperatura que deve estar entre 20 a 30ºC.
Casco Macio Deficiência de cálcio e de vitamina D. Casco Macio. Suplementos ricos em cálcio e banhos de sol diários, que ajuda a reposição da vitamina D. É importante saber que quase todas tartarugas têm a carapaça macia quando pequenas.
Salmonela Contaminação das tartarugas (com carapaça menor que 10cm) para o homem.     Lavar sempre mãos depois de mexer com as tartarugas
Infecções Respiratórias e Resfriados Brusca variação de temperatura ou quando há variação de mais de 5ºC entre a temperatura da água e do ar. Tartarugas nadando inclinadas, respiração ofegante, secreções nas narinas, olhos e boca e inchados. Deixar a tartaruga doente em um local com temperatura de 30ºC. Os sintomas desaparecem em dias, caso isso não ocorra o procure o mais rápido um veterinário

Voltar - 1 - 2 - 3 - 4 - 5 - 6 - Sobe


Google
Web www.miniweb.com.br


http://www.miniweb.com.br