Economia
 

Cadernos de Economia

Cadernos de Economia-Revista de análise econômica.

Centre d'Histoire de la Pensée Economique

Centre d'Histoire de la Pensée Economique Travaux et publications: principales réalisations. Biblioteca Virtual. PDF

Crescimento mundial com altos custos

Para 2030, 1,2 bilhão de pessoas, 15% da população do planeta, farão parte da classe média mundial, agora constituída por 400 milhões.

Economia informal

Não sendo a demanda de trabalho assalariado idêntica ao crescimento do capital, ao invés de apenas um, existem muitos mundo(s) do trabalho. Nas cidades do capital (Lefebvre, 1999) é possível perceber que, ao levar as últimas conseqüências a precarização da vida, o modelo neoliberal de acumulação obriga as pessoas a (re)criar antigas e novas formas de trabalho.

Globalização, ontem e hoje

A expressão "globalização" tem sido utilizada mais recentemente num sentido marcadamente ideológico, no qual assiste-se no mundo inteiro a um processo de integração econômica sob a égide do neoliberalismo, caraterizado pelo predomínio dos interesses financeiros, pela desregulamentação dos mercados, pelas privatizações das empresas estatais, e pelo abandono do estado de bem-estar social.

 

Globalização e Mercosul

A reorganização política mundial, acelerada após o final da Guerra Fria, faz blocos econômicos emergirem em diferentes regiões do planeta, como a União Européia, o Nafta e a Bacia do Pacífico. Nesse contexto, surge o MERCOSUL, que integra economicamente a Argentina, o Brasil, o Paraguai e o Uruguai.

Indicadores de Pobreza ( Províncias de Moçambique)

No quadro do processo de globalização que atualmente se vive no mundo, a importância da informação estatística, como facilitadora e promotora mesmo, dos intercâmbios e do conhecimento entre os povos e nações, aspectos fundamentais do processo do desenvolvimento e modernização, é ainda maior.

Instituto de Economia - Unicamp

Acesso a pesquisas, artigos e publicações dos professores do Instituto. Informações sobre cursos de graduação e pós graduação.

O Brasil a Economia Mundial e a Urbanização

A nova base econômica, pautada na indústria e no urbano, ultrapassa, já em meados da década de 60, a região Sudeste. Consolida-se a formação do mercado nacional e um de seus principais pilares é exatamente a urbanização do território e seu respectivo sistema de cidades. A evolução da taxa de urbanização no Brasil indica a importância e a velocidade das transformações.

O Brasil e a Economia Mundial Contemporânea

Dinâmica e Tipologia da Economia Mundial Contemporânea. Geraldo Müller

REP - Revista de Economia Política

Revista bilíngüe (Português/Inglês). Índice de artigos recentes e textos de núemros anteriores para download.

Um capitalismo mais humano?

As tentativas de “humanizar” o modo de produção capitalista não são novas. Desde os socialistas utópicos que, diante do aumento do desemprego e da miséria gerado com o avanço da Revolução Industrial no século XIX, foram muitos os pensadores e ativistas sociais que imaginavam uma possibilidade de sensibilizar os capitalistas com relação aos problemas sociais causados pelo capitalismo.

COMPARTILHE A MINIWEB EDUCAÇÃO COM SEUS AMIGOS