Ciência Política
 

Em tempos de incerteza como os que vivemos, é sempre uma alegria encontrar iniciativas que contribuem para construir uma sociedade justa, não-violenta, capaz de enxergar a si mesma e construir seu futuro. Visitem a nova edição internet do Le Monde Diplomatique-Brasil.

MAQUIAVEL E AS ORIGENS DO PENSAMENTO POLÍTICO MODERNO

Maquiavel (1469-1527) é um dos mais originais pensadores do renascimento, uma figura brilhante mas também algo trágica. A vida de Maquiavel tem como pano de fundo o período de maior esplendor cultural de Florença, do mesmo modo como ocorre o seu rápido declínio e grande vulnerabilidade, sofrendo com as lutas em torno de sua conquista.

Nicolau Maquiavel

Nicolau Maquiavel - Este site é do Projeto PROIN do Instituto de Letras, que produziu um conjunto de materiais para serem trabalhados em três disciplinas de 1º semestre dos cursos de Bacharelado e Licenciatura em Letras: Panorama Cultural da Literatura Brasileira I, Leituras Orientadas I e Estudos Literários I: drama e narrativa.

Platão e a Ciência Política

Para Platão, o primeiro e fundamental problema da política é que todos os homens acreditam-se capacitados para exercê-la, o que lhe parece um grave equívoco, pois ela resulta de uma arte muito especial.

Thomas Hobbes

Thomas Hobbes nasceu em Westport, em 1588. Filho de clérigo, Hobbes, em 1608, sai da Universidade de Oxford e se torna preceptor do filho de Lord Cavendish. Durante toda sua vida, ele será o amigo devotado dos Stuarts. Antes mesmo da revolução de 1648, que vai suprimir o poder real, ele foge da Inglaterra, onde se sente ameaçado por causa de suas convicções monarquistas. Viajará por diversos países da Europa, notadamente pela Itália (encontrará Galileu em Florença) e sobretudo pela França (encontrará o padre Mersenne em Paris). Retornará à Inglaterra por ocasião da restauração de Carlos II em 1660.

 

COMPARTILHE A MINIWEB EDUCAÇÃO COM SEUS AMIGOS