Astronomia

A Lua

Este site oferece um curso online gratuíto sobre a Lua explorando os recursos das mídias interativas nas soluções para ensino a distância de ciências para jovens de 14 a 18 anos. Nas páginas do conteúdo expositivo existem textos, fotografias, infográficos, simulações em 2D e 3D, animações, narrações em áudio e QTVRs e todo o percurso do aluno é rastreado pelo sistema.

A MEDIDA DO UNIVERSO

Neste texto, apresentamos um resumo da palestra intitulada A medida do Universo, apresentada no curso de Astronomia para terceira idade, realizado no IAG/USP, em 2001 e 2002. Apresentamos uma descrição dos elementos fundamentais que constituem a estrutura do Universo, em uma abordagem que vai desde o planeta Terra, onde habitamos, até os aglomerados de galáxias e grandes estruturas do Universo.

AEB

A AGÊNCIA ESPACIAL BRASILEIRA. Criada em 1994, a Agência Espacial Brasileira (AEB) – autarquia federal de natureza civil, vinculada ao Ministério da Ciência e Tecnologia – é responsável pela definição de ações destinadas a concretizar os objetivos descritos na Política Nacional de Desenvolvimento das Atividades Espaciais (PNDAE).

Aprendendo Astronomia

Fundamentos básicos para ensino fundamental e médio. Elaborado pelo Centro de Divulgação da Astronomia (CDA), situado no Campus da USP em São Carlos.

As Estações do Ano

Você sabe que a Terra translada em torno do Sol em uma órbita plana quase circular, com período definindo o ano. Enquanto isso ela vai girando em torno de si mesma, originando os dias.

Astronautas

Astronomia Antiga

As especulações sobre a natureza do Universo devem remontar aos tempos pré-históricos, por isso a astronomia é frequentemente considerada a mais antiga das ciências. Desde a antiguidade, o céu vem sendo usado como mapa, calendário e relógio. Os registros astronômicos mais antigos datam de aproximadamente 3000 a.C. e se devem aos chineses, babilônios, assírios e egípcios.

Astronomia e Astrofísica

Confira as belas imagens do Eclipse Lunar de Fevereiro de 2008 enviadas por astrofotógrafos de todo o Brasil. Entenda como funciona a Escala de Magnitudes, usada pelos astrônomos para medir o brilho dos astros e aprenda a estimar o brilho relativo entre duas estrelas.

Astronomia e Historia / History of Astronomy

Astronomia e Historia contains currently more than 400 files (Web pages), which would give several thousand pages on paper when printed out. A list of nearly all files is given in the Site map. There are documents with own information, many link pages, and some Tables of Contents. To distinguish between internal and external documents, please note the URL (address) of the document as shown by your browser: All internal documents contain the string /~pbrosche/ in the URL. Internal documents may also be recognized by the first and last lines which are similar in all internal pages. I do not have any influence on the contents of external documents - I just included links to them. ( alemão/inglês )

Astronomia para a família

Astronomía, artigos sobre astronomía. Em inglês

AstroRed

ASTRORED esta creada para la divulgación común de los diferentes recursos astronómicos. Intenta ser un servidor que provea de información a todo tipo de astronomos, tanto profesionales como aficionados. La principal política de AstroRED consiste en difundir todo esto en nuestra propia lengua: el español. La principal meta de AstroRED reside en la unión de todos los recursos de España con latinoamerica y países de habla hispana, así como la divulgación de esta ciencia en todos los sentidos: profesional, amateur o aficionado. Idea original y creador: Alex Dantart (Naiad)

Astronomia Index

Índice de Astronomia. Dicionário de Astronomia.

Astrohans

Astronomia, eventos científicos, notícias de organizações, cursos e cadastro de observatórios brasileiros.

>> 1-2-3-4-5-6-7- >>