Diretrizes
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Nessa empreitada, a Universidade Federal de Santa Maria, enquanto instituição pública e com compromisso social, pretende consolidar a sua estrutura de Ensino Superior, no âmbito das grandes orientações da legislação vigente, no contexto da proposta do pacto educativo para o futuro e na busca da credibilidade da sociedade moderna e globalizada.
Essa consolidação requer a necessidade de se elaborar uma proposta pedagógica no domínio da flexibilização para o ensino da UFSM. Aliás, o reconhecimento da necessidade de se elaborar uma Proposta Pedagógica para a Universidade Federal de Santa Maria não é uma iniciativa recente. No período 1990 a 1993, a Instituição, através da PROGRAD, implementou uma proposta pedagógica com a finalidade de orientar a UFSM nas suas ações em nível de ensino, pesquisa, extensão e infra-estrutura acadêmica e pedagógica.
Como a Universidade tem o compromisso social e acadêmico de renovar costantemente o seu papel no sentido de poder garantir a sua qualidade, faz-se necessário desencadear, no âmbito dos departamentos e cursos, o esforço de se repensar o fazer universitário no bojo de tantas transformações que estão ocorrendo no mundo.
Sem dúvida alguma, hoje, o descompasso existente entre as atividades desenvolvidas na universidade e a dinâmica da sociedade tem sido evidenciado. Tudo mostra que as mudanças que já aconteceram ao nosso redor na década de noventa e aquelas que se delineiam para o terceiro milênio exigem mudanças fundamentais e até mesmo radicais na dinâmica da instituição universitária. É preciso reconhecer que, no mundo globalizado, a universidade ainda não emergiu como instituição incorporadora das mudanças. Ainda falta muito para que ela redefina o seu papel na formação profissional contemporânea.
Se, de um lado, se reconhece a importância de se considerar a formação profissional superior no quadro geral do processo do mundo globalizado, por outro, há de admitir-se também que ela precisa ser edificada a partir de um exame crítico de seus