Santos Dumont

Em 1901, com um vôo de pouco mais de 30 minutos sobre Paris, Santos-Dumont provou que o homem podia controlar o seu deslocamento pelos ares a bordo de um balão.

O dirigível nº 6 contorna a torre Eiffel.

Um vôo em torno da torre Eiffel realizado cem anos atrás faz hoje parte da história da aviação. Em 1901, o brasileiro Alberto Santos-Dumont venceu o desafio lançado por um magnata do petróleo chamado Henri Deutsch de la Meurthe, que um ano antes decidira premiar o piloto do primeiro balão dirigível ou aeronave de qualquer natureza que se elevasse do solo e, sem tocar a terra e por seus próprios meios, contornasse a torre Eiffel e voltasse ao ponto de partida, o campo de aerostação de Saint-Cloud. O vôo teria que ser realizado até 1904 e no tempo máximo de 30min. A distância de ida e volta era de aproximadamente 30km.

Na tarde de 19 de outubro de 1901, Santos-Dumont partiu de Saint-Cloud a bordo de seu dirigível nº 6, que media 33m de comprimento. Depois de contornar a torre, na época a maior construção do mundo, Santos Dumont voltou ao local da decolagem, levando 29min30s para percorrer todo o trajeto. Mas só conseguiu aterrissar o balão cerca de 1min depois, ultrapassando assim o tempo limite. Gerou-se uma polêmica entre a comissão encarregada de avaliar a tentativa, formada por membros do Aeroclube da França. Santos-Dumont, porém, conseguiu contornar a resistência ao reconhecimento de seu feito com uma proposta: caso fosse declarado vencedor, daria metade do prêmio aos mecânicos e técnicos de sua equipe e a outra metade à Prefeitura de Paris, com a condição de que esta distribuísse a quantia entre os pobres.

Para Santos-Dumont, mais importante que o prêmio era mostrar que seu dirigível era uma máquina funcional. Com a façanha, o aeronauta brasileiro provou que o homem podia controlar o seu deslocamento pelos ares. Até então, os balões de ar quente voavam sem controle, ao sabor dos ventos. A data ficou consagrada como do Dia Internacional da Dirigibilidade, princípio fundamental da aviação.

Desde 1897 Santos-Dumont vinha realizando vôos em balões. O primeiro deles, batizado de Brasil, apresentava um volume abaixo da média e, com suas pequenas proporções, oferecia um problema técnico, o de manutenção da estabilidade. Para resolver essa dificuldade, Santos-Dumont alterou-lhe o centro de gravidade, mediante o alongamento das cordas de suspensão da barquinha destinada ao tripulante. O inventor também utilizou pela primeira vez a seda japonesa, o que tornou o engenho mais leve e permitiu que suportasse maior tensão. O Brasil foi pilotado em 4 de julho de 1898, no Jardim da Aclimação, em Paris.

Foi nessa época que Santos-Dumont decidiu tentar a utilização de um motor a gasolina em aeróstatos, o que representaria um grande passo para solucionar o problema de sua dirigibilidade. Em 18 de setembro de 1898, ele decolou do Jardim da Aclimação com seu dirigível nº 1. Semelhante a um charuto, com 25m de comprimento e 30kg de peso, era impulsionado por um motor a gasolina de 3,5 HP.

Em 11 de maio de 1899 Santos-Dumont voou pela primeira vez com o balão nº 2, que só diferia do anterior pela potência maior, mas o vôo não deu bom resultado devido ao mau tempo. O balão nº 3 foi construído no mesmo ano, quando o inventor empregou pela primeira vez o gás de iluminação em lugar do hidrogênio, mais caro. Esse aparelho era de formato diferente, mais afilado nas pontas e, para abrigá-lo, Santos-Dumont construiu um hangar especial, o primeiro do mundo.

No balão nº 4, o piloto sentava-se num selim de bicicleta, de onde dirigia e controlava o motor, o leme de direção e as torneiras do lastro, o qual, em vez de areia, compunha-se de 54 litros de água, guardados em dois reservatórios. Esse balão subiu com sucesso em 1º de agosto de 1900, quando se realizavam em Paris a Grande Exposição e o Congresso Internacional de Aeronáutica.

O balão nº 5 apresentou como novidade um motor de 16 HP, ao qual se adaptava uma formação triangular de pinho, com 41kg e fabricada pelo próprio aeronauta. O balão, no entanto, chocou-se com um prédio de Paris. Santos-Dumont ficou pendurado a vinte metros de altura, mas saiu ileso.

As experiências aeronáuticas de Santos-Dumont culminaram no primeiro vôo mecânico do mundo, realizado com o 14-bis, em 23 de outubro de 1906. O aeroplano voou 60m a uma altura entre 1 e 2m no campo de Bagatelle. Um novo vôo ocorreu em 12 de novembro de 1906, quando o aeronauta brasileiro conseguiu percorrer 200m, a 6m de altura. Com o 14-bis, Santos-Dumont ganhou a taça Ernest Archdeacon, instituída para o primeiro aeroplano que com seus próprios meios se elevasse a mais de 25m, e o prêmio do Aeroclube da França para o primeiro avião que fizesse um percurso de 100m.

Novembro de 2001

Fonte: Pesquisas Barsa

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