Espanhóis
|
|
|
|
Perfil do imigrante
Segundo
os registros dos órgãos governamentais que, no Brasil,
controlavam a entrada e saída de imigrantes (fontes oficiais
de informações), o perfil do espanhol típico
que aqui chegava (imigrante) era adulto jovem, do sexo masculino,
oriundo das zonas rurais e costumava viajar desacompanhado mesmo
quando casado. No entanto, deve ser considerado com um certo cuidado
o registro de sua origem rural. Há fortes indícios
de que para fazer jus às passagens subvencionadas, os candidatos
ao subsídio costumavam declarar-se agricultores, contando
com a conivência dos agentes e das companhias de navegação.
No Brasil a imigração espanhola teve um caráter predominantemente urbano.
Nos séculos XIX e XX, manteve-se o fluxo migratório espanhol para o Brasil, mas seria, então, principalmente o galego, não mais o castelhano. No cotidiano das grandes cidades brasileiras, como o Rio de Janeiro, acabaria confundido com o português que, por sua vez, seria chamado com freqüência de galego.
Importância numérica do imigrante espanhol no Brasil
Apesar de os documentos sobre a imigração espanhola serem dispersos e pouco confiáveis, sabe-se que no decorrer das grandes migrações transatlânticas, os espanhóis representaram o terceiro maior contingente de estrangeiros que escolheu o Brasil como segunda pátria, superado apenas pelos portugueses e italianos.
Confira no gráfico abaixo as diferenças entre os registros brasileiros e os do Instituto Espanhol de Emigração. Apesar da discrepância entre os números das duas fontes, percebe-se que ambas refletem uma única tendência.
A chegada
Mal chegavam à "terra prometida", enfrentavam os mesmos problemas que haviam deixado para trás. Veja-se o caso dos espanhóis que se dirigiram para o estado de São Paulo. Pouco se conhece a respeito do seu paradeiro, após a passagem pelas hospedarias do governo. Tomavam os rumos mais diversos, à exceção daqueles que vinham cumprir acordos de trabalho previamente negociados.
O trabalho e a inserção na vida urbana
A luta pela sobrevivência no novo local de moradia era árdua, qualquer que fosse a cidade escolhida: Santos, Rio de Janeiro, ou São Paulo.
Os recém-chegados, disputavam desde as ofertas de emprego menos qualificado, até os espaços de moradia disponíveis junto aos segmentos mais pobres da população local, sobretudo mestiços e negros que também tomaram o rumo das cidades, após a Abolição da Escravatura.
Ao lado dos portugueses, especialmente no Rio de Janeiro, encontravam trabalho em atividades não-qualificadas, tais como, de estivadores, ensacamento de café, em bares, tavernas, botequins, pensões ou no comércio ambulante. Na maioria das vezes, mal remunerados, submetidos a jornadas de trabalho de até 16 horas, eram vistos como uma "gente trabalhadeira e ambiciosa".
Os galegos
O grupo originário da Galícia, em virtude das suas afinidades étnicas, lingüísticas e culturais com os portugueses foi o que mais se enraizou no Rio de Janeiro. Tanto assim, que a expressão "galego" servia para designar os ibéricos de um modo geral.
Nessa cidade, a comunidade hispânica aglomerava-se em áreas densamente povoadas, não integradas ao plano de obras de remodelação e saneamento da cidade, iniciado em 1902 pelo Prefeito Pereira Passos. Também esta era a área com maior incidência de habitações coletivas, os populares "cortiços".
Os imigrantes espanhóis, portanto, compartilhavam do mesmo padrão de vida dos segmentos menos favorecidos da população carioca.
Sugestão de leitura: Imigrantes espanhóis na cafeicultura paulista, 1880-1930: protagonistas ou coadjuvantes
Símbolos Nacionais da Espanha - Bandeira e Hino Nacional (evolução da bandeira)
"Hino - Marcha Real " A Marcha Real é o hino nacional da Espanha. É um dos raros hinos nacionais que não tem letra. A música é bastante antiga e data no mínimo de 1761. Foi adotado e abandonado diversas vezes, sendo promulugado pela última vez em 1997. A última letra foi a Franquista (cujo nome foi mudado para ¡Viva España!), abandonado no final do governo de Francisco Franco. |
Hino espanhol pode ganhar
letra para ser cantado por atletas |
________________________________________________
Conheça um pouco da música espanhola:
|
________________________________________________