Ana
Carolina Athanásio /
Agência USP
A
inclusão de recursos
digitais em salas de aula ajuda
a aumentar a comunicação
entre estudantes e professores.
Projetos desenvolvidos por meio
de blogs e aulas interativas
incentivam a maior participação
dos alunos nas atividades escolares
e proporcionam benefícios
na aprendizagem. Os alunos
praticamente já nascem
sabendo usar computadores e
nada mais natural e importante
do que os professores passarem
a usar os recursos digitais
para melhorar o aproveitamento
da disciplina, afirma
a professora Lina Maria Braga
Mendes.
O
pouco uso de meios digitais
na educação foi
um dos motivos que fizeram com
que Lina iniciasse sua pesquisa
de mestrado na Faculdade de
Educação (FE)
da USP, Experiências de
fronteira: os meios digitais
em sala de aula, sob orientação
daprofessora Mary Julia Martins
Dietzsch. A utilização
de mídias digitais poderia
começar a partir do primeiro
ano do ensino fundamental. Desde
muito cedo as crianças
têm contato com computadores
em casa, ressalta a pesquisadora.
Suas
experiências começaram
por meio da implementação
de blogs em projetos desenvolvidos
com turmas de ensino fundamental
de um colégio particular
de São Paulo. Há
vários tipos de trabalho
que o professor pode desenvolver
com blogs. Podemos criar um
blog de disciplina, em que o
professor e alguns alunos teriam
acesso à edição,
há também o blog
do professor, no qual só
ele entra para publicar textos
interessantes relacionados ao
assunto da aula, além
de manter contato com o aluno
fora da sala, e ainda o blog
de aluno, em que os estudantes
publicam os trabalhos que realizam
e o professor entra com comentários,
explica Lina.
Entre
os principais benefícios
dos meios digitais nas escolas
estão o aumento do diálogo
entre professores e alunos e
a ampliação do
espaço da sala de aula,
já que o contato passa
a ser também fora do
horário escolar. Além
disso, os recursos disponíveis
nos computadores e na internet
fazem com que os estudantes
tenham mais prazer em assistir
às aulas e interajam
de modo mais efetivo.
Quando
saímos da sala de aula,
que muitas vezes conta apenas
com o giz e a lousa, e vamos
para o computador já
temos inicialmente o recurso
da imagem e do movimento. É
possível usar vídeo,
áudio, fotografia e outros
recursos para mostrar mais detalhes
e curiosidades sobre o assunto
estudado. Isso faz com que os
alunos prestem mais atenção
nas aulas e saiam do espaço
imaginário, intangível,
representado por um mapa de
um livro, e adentrem o espaço
real, visível no Google
Earth, por exemplo, explica
a pesquisadora.
Barreira
da linguagem
Apesar de os alunos terem crescido
em frente aos computadores,
Lina afirma que muitos têm
dificuldades com a linguagem
do mundo digital. A experiência
que tivemos com a leitura de
adaptações literárias
para a internet, por exemplo,
foi um pouco complicada, pois
os alunos apesar de passarem
horas a fio todos os dias na
rede não conhecem
a linguagem do meio em que navegam
e alguns acabaram não
compreendendo sequer o enredo
da obra, diz.
Um
ponto positivo do uso de meios
digitais nas salas de aulas
é mostrar aos estudantes
as diferenças existentes
em cada uma das linguagens que
utilizamos. Segundo a pesquisadora,
a linguagem de um livro
impresso é diferente
daquela usada em um vídeo,
por exemplo. Do mesmo modo,
não podemos confundir
o que é feito para o
meio digital com o que se destina
à publicação
em papel. Muitas pessoas afirmam
categoricamente que a linguagem
de internet, com suas abreviações
e símbolos, atrapalha
a escrita, mas é preciso
perceber que ela é apenas
uma outra linguagem, destinada,
portanto, a outras situações
de uso que não as que
acontecem na sala de aula. O
aluno deve entender isso e utilizá-la
apenas naquele meio.
Dificuldades
para professores
A iniciativa de usar blogs e
outros recursos dos meios digitais
na educação também
tem seus entraves. Um deles
é a dificuldade que o
professor tem tanto em sua atualização
quanto na disponibilidade de
tempo. Muitos professores
ainda têm dificuldades
em usar recursos básicos
do computador, como Word e o
Power Point. São recursos
que poderiam ajudá-lo
a criar uma aula diferente e
a trazer novas informações,
garante Lina.
Tendo
como pressuposto que todo o
professor tem acesso a um computador,
a pesquisadora salienta que
outro problema para a implementação
de aulas que utilizam os recursos
digitais é a falta de
remuneração para
desenvolver projetos como esses.
Por mais que o professor
queira levar meios digitais
para as salas de aula, ele esbarra
no problema do tempo gasto fora
do horário escolar. A
manutenção de
um blog, por exemplo, demanda
tempo de pesquisa, produção
e criação de atividades,
e não há incentivo
financeiro ou um horário
remunerado para essa prática,
explica.
Para
a pesquisadora, mesmo sendo
difícil a utilização
dos meios digitais na educação
é necessário que
os professores fiquem atentos
a esses novos recursos e aos
benefícios que trazem
ao aprendizado dos alunos. O
professor que dá aulas
do mesmo jeito que teve aulas
quando criança ou adolescente
comete o erro grave de esquecer
que é de outra geração,
alerta.
Mais
informações: email
linamendes@usp.br Este endereço
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para visualizá-lo. ,
ou blog http://fornodeletras.blogspot.com,
com a pesquisadora Lina Maria
Braga Mendes
Fonte:
Universidade
de São Paulo