Carlos
Rolim Affonso
Na medida que adentramos pelos meandros
da globalização, dos negócios,
da política, da economia e das
ciências, vemos, de imediato,
o poder que a comunicação
exerce sobre todas essas áreas.
Sentimos por outro lado, a pouca importância
que a ela se dá, refletindo,
negativa e diretamente, na problemática
Educacional.
A
Educação tem que estar de
forma preponderante em todas as fases
dos processos que comandam o mundo das
relações entre os povos
para garantir o sucesso no desenvolvimento
pessoal e o progresso das técnicas,
da cultura, da economia e da sociedade
em geral.
Todos
sabemos da importância da Educação
neste mundo em contínua e rápida
transformação, mas pouco
sabemos sobre como sensibilizar Governantes,
Administradores e Educadores em geral,
para que reajam tempestiva, objetiva e
eficientemente para propor soluções
que o atual estágio do desenvolvimento
humano e tecnológico passa a exigir.
O
humano e o tecnológico não
podem e não devem ser vistos como
forças antagônicas nesse
processo desenvolvimentista, pois, do
contrário, nunca teríamos
a possibilidade de vermos o triunfo da
ciência e, nem tão pouco,
a felicidade das pessoas.
A
concomitância entre o desenvolvimento
humano e o tecnológico é
algo imprescindível no mundo das
relações pessoais e grupais,
e só assim pensando é que
se pode propugnar por um enobrecimento
do homem no desempenho de suas funções
operativas, técnicas ou administrativas.
Daí
resulta a necessidade de se definir estratégias
para atingir os objetivos de um ensino,
ao mesmo tempo humanista e tecnológico.
Como
ensaio de uma estratégia, sugerimos
os seguintes pontos:
Análise
das conseqüências já
sentidas pelo descaso no trato das questões
educacionais;
Chamar
a atenção da "Mídia"
para o problema, indicando possíveis
soluções;
Escrever
artigos contundentes em jornais de grande
circulação e revistas especializadas,
especificando os problemas que vivemos
hoje em função de uma grande
defazagem entre o que a Escola ensina
e o que deveria ensinar;
Organizar
simpósios, seminários, congressos
sobe temas que englobem a modernização
da Educação e pedagogias
alternativas.
Inserir
a problemática Educacional no mundo
globalizado e informalizado;
Traçar
paralelos entre o progresso científico
e o "progresso da educação",
que ainda não sabe como usar a
telemática na educação;
Mostrar
e demonstrar a importância que tem
os modernos sistemas tecnológicos
de ensino para a formação
dos alunos e professores.
A
Instituição Escola, como
as Instituições Empresa
e Família, não pode prescindir
do poderoso auxílio que a Informática
e a telecomunicação podem
lhe prestar (Ensino acelerado, com Educação
a Distância).