Dicas Moodle

Dicas para trabalhar com o Moodle

Como colocar vídeos no moodle

Podemos colocar no moodle, falando genericamente, dois tipos de vídeos. Vídeos já hospedados em outros servidores, como o youtube por exemplo, ou enviar vídeos do nosso próprio computador. Então é o seguinte, quando colocamos vídeos de outros servidores, o processo funciona da mesma forma que para colocar em qualquer outro site da internet, ou seja, quando assistimos um vídeo no youtube, na página do próprio vídeo há um código que chamamos de embed que faz referencia a esse vídeo, no youtube ele já facilita esse processo para nós, ele fica exposto, assim devemos apenas copiar esse código que começa com e colar na nossa página html dentro do moodle. O moodle vai reconhecer o caminho do vídeo e exibi-lo como se estivesse no próprio youtube.

A outra forma é quando temos arquivos, muitas vezes, produzidos por nós mesmos em nosso computador. Esse arquivo pode ser de extensão .avi .wmv .rmvb entre outros. Quando temos esses tipos de arquivos temos dois problemas, primeiro, o tamanho desse arquivo para colocar no moodle, segundo, direitos autorais. Uma forma de simplificar esses dois problemas de uma vez é converte-lo para a extensão .flv, essa extensão deixa o arquivo com qualidade, com menor tamanho e impede o fácil armazenamento do vídeo no computador do usuário que o assiste. E melhor ainda, colocar no moodle é muito simples, não é preciso transformá-lo para swf ou incluir numa página web, devemos apenas criar um link para um arquivo e escolher o vídeo do tipo flv. Solução simples, fácil e resolve todos os problemas.

 

Flash no moodle

Durante um bom tempo apanhei para colocar flash no bloco do moodle. Vou postar aqui minha experiência para que outras pessoas não precisem passar pelo o que eu passei.

Depois de fazer o flash e criar um html no dreamweaver com esse swf e salvar, era criado um .js automático próprio do dreamweaver cs3, então eu zipava os arquivos e mandava pro moodle, como esperado ao clicar no html dentro dos arquivos do moodle lá estava o swf funcionando normalmente, puxava ele utilizando o recurso Link a um arquivo ou site e normal. Porém o meu objetivo era fazer ele funcionar na página inicial do moodle, como um banner de propaganda de cursos que iam ser oferecidos no meu trabalho. Colocava todo o html que puxava o .js e nada… mudei o link do js para o link completo do moodle e nada. Foi quando postando minha dúvida no fórum moodle.org, me ajudaram postando o seguinte código:

<object id=”myanimation” type=”application/x-shockwave-flash” height=”120? width=”400? data=”flash.swf”> <param value=”transparent” name=”wmode” />
<param value=”flash.swf” name=”movie” />
<param value=”flash.swf” name=”src” />
<param value=”true” name=”play” />
<param value=”false” name=”loop” />
<param value=”high” name=”quality” />
<param value=”false” name=”menu” />
</object>

Não era preciso do arquivo .js, sabia que esse arquivo era criado pelo dreamweaver cs3 mas ao tirar esse link ele nao funcionava. As vezes os programas ganham novas versões, novas funcionalidades manuais e acabam nos atrapalhando, o dreamweaver é um ótimo exemplo disso e ai acabamos escravos dos ícones e botões que foram feitos para nos “ajudar”. As vezes é mais proveitoso saber os códigos de cór, ai que saudade de criar os htmls no bloco de notas.

Isso ai, até!

Como inscrever usuários no moodle

Atendendo a pedidos de usuário que por aqui tem passado, escrevo um post de ajuda inicial ao moodle, que é como inscrever alunos.

Inscrever usuários no moodle é uma função do administrador, a função do professor será apenas de vincular um aluno, já então cadastrado no moodle, ao seu curso.

Mas lembrando que o moodle permite que o próprio aluno se cadastre e para entrar em determinada disciplina é necessário apenas uma senha configurada pelo professor, no painel de configurações.

Para cadastrar alunos no moodle o administrador deve ir na página inicial do moodle ir nos itens: Usuários, Contas, Acrescentar Novo Usuário.

Nessa tela os itens obrigatórios são login, senha, nome, sobrenome, email, estado, país. O email cadastrado não pode ser repetido, assim a lógica é que cada usuário tenha apenas um cadastro no moodle.

Depois disso é preciso vincular o usuário, ao curso desejado. Na página inicial do curso dentro de Designar Funções deve-se escolher a opção Estudante. Para facilitar há o campo de busca em que coloca-se o nome ou email do aluno ao encontrá-lo deve-se apenas arrastá-lo para a lista da esquerda. Assim, nessa tela é possível ver no lado esquerdo os alunos cadastrados do curso e da direita os alunos cadastrados no moodle. É preciso estar primeiramente cadastrado no moodle para então ser cadastrado em um curso.

Pronto, o usuário já está no curso.

Fonte: Moodle livre ( http://moodlelivre.com.br/flash-no-moodle/ )


Voltar | Sobe

COMPARTILHE A MINIWEB EDUCAÇÃO COM SEUS AMIGOS
 
   FacebookFacebook     GoogleGoogle  LinkedInLinkedIn   MySpaceMySpace   Orkut   TwitterTwitter