Cinema & Vídeo
 
A arte do Storyboard

Storyboard é um filme contado em quadros, um roteiro desenhado. Lembra uma história em quadrinhos sem balões. Mas existe uma diferença fundamental: apesar da semelhança de linguagem e recursos gráficos, uma história em quadrinhos é a realização definitiva de um projeto, enquanto que um storyboard é apenas uma etapa na visualização de algo que será realizado em outro meio.

1930 - Estréia o filme "O Anjo Azul"

O dia 1º de abril de 1930 foi a data da pré-estréia do filme "O Anjo Azul", de Josef von Sternberg. No papel principal estava a atriz berlinense Marlene Dietrich, até então quase desconhecida. O filme, baseado na obra "Professor Unrat", de Heinrich Mann, fez um enorme sucesso e tornou-se a base da fama de Marlene Dietrich, que emigrou pouco depois para os Estados Unidos.

A História do Cinema

As origens. Durante séculos, civilizações buscaram meios para reproduzir a realidade. Os teatros de sombra foram os primeiros espetáculos públicos com projeção de imagens. Em pleno século XVI, a "Câmara Escura" permitia a projeção de imagens externas dentro de um quarto escuro.

Alfred Hitchcock

Cineasta de suspense. (Em Inglês).

As profissões no mundo do cinema

Em cada século da história da humanidade determinadas ocupações profissionais tornam-se necessárias e conseqüentemente estas especialidades são as mais procuradas pelos jovens que se inserem no mercado de trabalho. O próximo milênio será o da Imagem e do Som. Entre as indústrias que mais produziram riqueza neste final de século e no que se inicia estão: a bélica, a petrolífera, a automobilística e a do entretenimento (onde o cinema é a principal atividade).

Blue Up

Blue up é um vídeo experimental realizado por uma cooperativa de jovens videomakers de Curitiba. Durante oito meses, desde a idéia até a finalização, o projeto foi tomando forma graças a colaboração de ótimos profissionais e amigos que juntaram-se à equipe.

 

Cantando na Chuva


Marlene Dietrich

Cantando na Chuva

O musical caracteriza-se basicamente por apresentar roteiros musicais que mesclam dança, canto e música e tem como ponto forte as coreografias.

CEC

O Centro de Estudos de Cinema (CEC) do Programa de Estudos Pós-Graduados em Comunicação e Semiótica da PUC-SP tem por objetivo promover discussões e seminários sobre tendências teóricas e práticas do cinema, com a projeção de filmes em vídeo e a presença de palestrantes convidados, do Brasil e do exterior, e alunos e professores filiados.

Charlie Chaplin - O Último Discurso

Mais do que máquinas, precisamos de humanidade; mais do que de inteligência, precisamos de afeição e doçura! Sem essas virtudes, a vida será de violência e tudo estará perdido." Este discurso foi responsável em grande parte pela sua expulsão dos Estados Unidos.

Cine In Site

Editorial, história do cinema, resenha de filmes, lançamentos, perfil do artista, festivais e novidades

Cinema e Educação

Professores e alunos procurem acompanhar os lançamentos de filmes nos cinemas e nas locadoras de vídeos, nos jornais de circulação diária e nas revistas semanais de informação, através da Internet e de comentários de colegas. Prestem atenção em títulos que possam contribuir com as aulas de geografia, literatura, português, história ou qualquer uma das matérias da sua agenda escolar. O site Planeta e Educação disponibiliza alguns filmes para essa pesquisa.

Como formatar o seu roteiro

História do cinema no Brasil e no mundo, diretores, produção, gêneros e roteiros para download, entre outras curiosidades.

>> 1-2-3- >>

COMPARTILHE A MINIWEB EDUCAÇÃO COM SEUS AMIGOS